sexta-feira, abril 14, 2006

Como chegar a Misarela

Misarela

Tem duas hipóteses de lá chegar, dependendo, cada uma delas, do caminho que quiser tomar a seguir.

Se só quiser visitar a ponte, tome então este caminho que é mais perto e, possivelmente, mais bonito:

Siga a estrada E.N.103, até Ruivães (concelho de Vieira do Minho). Depois de passar os bombeiros e um pequeno aqueduto, que passa por cima da estrada, encontra logo à frente uma enorme seta da J.A.E. a indicar a Ponte da Misarela. Vire aí à esquerda e desça por aí a baixo até chegar a um entroncamento com uma estrada que vem da direita. Aí vire à direita e siga essa estrada. Trata-se de uma estrada da E.D.P., feita há pouco tempo, e que leva, no final, a um beco sem saída junto à junção do rio Rabagão com o rio Cávado. A meio, chega à entrada de um túnel da E.D.P., em construção. Siga sempre para baixo, tendo cuidado com as pedras e com os trabalhos, se for à semana. Quando chegar a uma curva junto de dois postes de alta tensão, pare e estacione. Daqui para a frente só a pé. Siga o carreiro que tem início na estrada. Passado, mais ou menos, um quilómetro, chega à ponte da Misarela, tendo sempre por companhia o rio Rabagão.

Indo pela E.N.103, que liga Braga a Chaves, vire na barragem de Venda Nova. No primeiro entroncamento (Ferral), vire à esquerda, em direcção à Central da Vila Nova, e siga por aí a baixo. Alguns quilómetros à frente, vai encontrar um outro entroncamento. Aí já surge a primeira indicação para a ponte da Misarela. Vire à esquerda e vá por aí a baixo. Logo a seguir passa por um excelente exemplar do tradicional espigueiro, em pedra. Vá com atenção às placas. Primeiro passa pela povoação de Vila Nova e, quando chegar a Sidros, mesmo junto à placa, encontra, do lado esquerdo, uma estrada estreita em paralelo. É por aí. Vai chegar a uma capelinha. Estacione em frente da capelinha ou siga a estrada em frente de terra batida, Vai chegar a um sítio aonde ela acaba que e um largo com um miradouro de onde poderá apreciar a tal junção dos dois rios, ao fundo. Esse largo e o que esta na foto que se segue estacione ai seu carro.

Aí toma um dos seguintes caminhos:Do lado esquerdo é um caminho com uma calcada antiga centenaria. Desça devagar e vá aperciando as paisagens e a calcada antiga. Vai chegar, passado pouco tempo, ao largo da ponte;A foto que se segue e esse caminho,que ira encontrar.

ESTE QUE SE SEGUE E O LARGO QUE VOCE IRA CHEGAR PELO CAMINHO INDICADO EM CIMA!!!Nesse largo, mesmo antes da ponte, existe um muro com uma entrada constituída por um portão de ferro, e encimado com uma grande pedra. Não faço a mínima ideia para o que servia. Se souber ou se perguntar, mande-me um mail. manymoura@hotmail.com

Do lado direito, vai descer por um carreiro que no Inverno se transforma quase num rego de água e pode ser perigoso. É muito mais emotivo, mas cuidado não escorreguem. Chegará ao mesmo largo de que falei em cima,verifique a Foto que se segue e onde voce vai chegar por um carreirinho que se pode verificar na foto em baixo.

Assim chegara a ponte agora e so passear apreciar a ponte atravessar e apreciando o Rio e seus penedos gigante s com algumas piscinas naturais se for de Verao aproveite e deia uns mergulhos nas aguas limpas do rio Rabagão

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado, assim poderei visitar a ponte da Misarela um dia destes.
Pelas Fotos parece um lugar Espetacular!existe algum hotel por perto da Ponte?